Bola de Ouro 2025: Os 3 critérios essenciais para ganhar o prêmio individual mais cobiçado do futebol
Entenda os critérios de escolha do vencedor, como funciona a votação e o voto brasileiro no evento organizado pela revista France Football

Clique aqui e escute a matéria
A cada dia cresce a expectativa para saber quem será o vencedor da Bola de Ouro 2025, prêmio concedido pela revista francesa France Football ao melhor jogador de futebol do mundo.
A cerimônia está marcada para o dia 22 de setembro no Théâtre du Châtelet, em Paris, e trará novidades na igualdade de gênero, com todos os troféus atribuídos também para o feminino.
É importante ressaltar que o período para a escolha dos premiados considera o desempenho entre 01 de agosto de 2024 e 31 de julho de 2025, segundo a organizadora da premiação.
Quais são os critérios da Bola de Ouro 2025?
Mas, afinal, quais são os critérios que guiam a escolha e como funciona o processo de votação? Desde de 2024 (portanto, valendo para 2025), a France Football reformulou seus critérios.
Isso após a polêmica do ano passado em que Vinicius Júnior perdeu para Rodri (Manchester City). Na ocasião, revoltado, o Real Madrid cancelou a ida para a França no dia da festa.
A ideia é ter maior clareza e foco na performance individual e coletiva durante a temporada, e não tanto mais na carreira geral. Os critérios hierárquicos que orientam os votantes são:
Desempenho individual
- A capacidade de influenciar nas partidas, sua performance técnica e tática, e a regularidade ao longo da temporada. Os momentos decisivos em grandes partidas também têm peso.
Conquistas coletivas
- Os títulos e o sucesso da equipe a que o jogador pertence (clubes e seleções) são considerados. Um grande desempenho individual em um time vitorioso tende a ser mais valorizado.
Fair play
- Este critério abrange a conduta do jogador em campo, seu comportamento ético e o respeito aos adversários e às regras do jogo. A imagem e a elegância são levadas em conta.
Como funciona a votação da Bola de Ouro 2025?
Inicialmente, uma pré-lista de 30 finalistas é definida pela redação da France Football. A partir daí, jornalistas de 100 países diferentes são convidados para participarem da votação.
O Brasil tem seu representante fixo. O jornalista responsável por expressar a opinião da imprensa brasileira na escolha do melhor jogador do mundo é o narrador Cléber Machado.
O processo é da seguinte forma: cada profissional elabora uma lista com os 10 atletas que considera mais merecedores do prêmio, em ordem decrescente. A pontuação é distribuída assim:
- 1º colocado: 15 pontos
- 2º colocado: 12 pontos
- 3º colocado: 10 pontos
- 4º colocado: 8 pontos
- 5º colocado: 7 pontos
- 6º colocado: 5 pontos
- 7º colocado: 4 pontos
- 8º colocado: 3 pontos
- 9º colocado: 2 pontos
- 10º colocado: 1 ponto
Se houver empate, como funciona?
O jogador que somar o maior número de pontos de todos os votos é declarado o vencedor. Em caso de empate, o desempate ocorre pelo número de vezes em que foi votado como primeiro.