Real Madrid: Torcedores são condenados por racismo contra Vini Jr. na Espanha

Cinco torcedores foram condenados por racismo contra Vini Jr.; decisão marca a primeira pena criminal por ataques racistas em estádios na Espanha.

Publicado em 21/05/2025 às 14:22
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O Real Madrid divulgou nesta terça-feira (21) um comunicado oficial anunciando a condenação de cinco torcedores por insultos racistas direcionados a Vinícius Júnior, durante a partida contra o Real Valladolid, em dezembro de 2022, no estádio José Zorrilla.

Os acusados foram considerados culpados por crimes de ódio e receberam penas de um ano de prisão, além de sanções adicionais como multa, suspensão de direitos políticos e proibição de exercer atividades educacionais ou esportivas por até quatro anos

Esta é a primeira sentença condenatória na Espanha por ataques racistas em estádios de futebol.

Confira o comunicado oficial publicado pelo clube em suas redes sociais.

COMUNICADO OFICIAL

O Real Madrid C.F. informa que a Segunda Seção da Audiência Provincial de Valladolid emitiu hoje uma sentença condenatória por acordo contra as cinco pessoas que, de seus lugares na arquibancada do Estádio José Zorrilla, proferiram insultos racistas contra o nosso jogador Vini Jr durante a partida entre Real Valladolid C.F. e Real Madrid C.F., realizada no dia 30 de dezembro de 2022.

Os réus foram declarados culpados pela prática de cinco crimes de ódio.

O tribunal determinou a pena de um ano de prisão para cada um dos acusados. Também decretou a inabilitação especial do direito de sufrágio passivo durante esse período, bem como a proibição de exercer profissão ou atividade educativa nos âmbitos docente, esportivo e de lazer por quatro anos, além de multas que variam entre 1.080 e 1.620 euros.

A suspensão das penas privativas de liberdade ficou condicionada ao fato de que os acusados, que se desculparam e demonstraram arrependimento por meio de uma carta dirigida a Vinicius Jr., não frequentem estádios de futebol que sediem competições esportivas oficiais por um período de três anos.

Esta condenação penal se soma a outras já emitidas nos últimos meses por insultos racistas dirigidos a jogadores do Real Madrid C.F. nos estádios de Mestalla (Valência), Son Moix (Palma de Mallorca) e Vallecas (Madri). Também foram objeto de condenações penais os insultos racistas sofridos por Vinicius Jr. e outros jogadores em fóruns digitais. Neste caso, as condenações por crimes de ódio representam um reconhecimento específico da gravidade dessas condutas.

O Real Madrid, que atuou como acusação particular neste processo ao lado de seu jogador, assim como em muitos outros atualmente em andamento por fatos de natureza semelhante, continuará trabalhando para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do esporte.

Tags

Autor