Bola de Ouro 2025: Mundial de Clubes influencia na escolha do melhor do mundo? Veja os 3 critérios
Tudo sobre o impacto da primeira edição com o novo formato do torneio e como tem ligação com o troféu individual mais cobiçado do futebol

Clique aqui e escute a matéria
A corrida pela Bola de Ouro 2025 já está a todo vapor, com o fim dos campeonatos nacionais, Champions League e Liga das Nações da temporada 2024/25 no continente europeu.
No entanto, diante do sucesso do novo formato do Mundial de Clubes, os torcedores se perguntam se o torneio terá peso significativo na escolha do melhor jogador do mundo?
Critérios da Bola de Ouro 2025
A France Football, organizadora do prêmio, desde 2022 avalia o desempenho da temporada europeia (agosto a julho). Isso significa que sim deve ter um peso muito grande.
Por exemplo, o inglês Cole Palmer foi eleito o melhor jogador da competição da Fifa ao ser decisivo para o título do Chelsea sobre o PSG e aparece como um dos novos favoritos.
Os principais critérios de avaliação são:
- 1. Desempenho individual e coletivo: Este é o fator predominante. Analisa-se a performance do jogador, gols, assistências e influência no esquema tático, a regularidade e a capacidade de decidir grandes jogos. Títulos conquistados com o clube e a seleção nacional são cruciais.
- 2. Fair Play: Comportamento ético e esportivo dentro e fora de campo são considerados.
- 3. Carreira do jogador (desempate): Em caso de pontuação muito próxima, a trajetória e as conquistas gerais do jogador podem servir como desempate, mas o foco é na temporada avaliada.
Quem você acredita que será o grande vencedor da atual edição da premiação? O evento está marcado para o dia 22 de setembro, e os candidatos serão revelados no mês de agosto.
A visibilidade global pode influenciar os jornalistas votantes. Alguns dos nomes que se destacam na corrida pela premiação individual e que tiveram diferencial após a competição são:
- Ousmane Dembélé
- Cole Palmer
- Désiré Doué
- Vitinha
- Khvicha Kvaratskhelia