Santa Cruz repudia violência contra ônibus do Ferroviário e revela novos detalhes

O Tricolor do Arruda emitiu nota oficial sobre as acusações feitas nas redes sociais do Tubarão da Barra e da Federação Cearense de Futebol

Publicado em 02/06/2025 às 11:39 | Atualizado em 02/06/2025 às 17:31
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O Santa Cruz se pronunciou oficialmente, na manhã da segunda-feira (02/06), sobre o apedrejamento ao ônibus em que estava a delegação do Ferroviário após o jogo no Arruda, pela Série D, nesse domingo.

Conforme apurou o Blog do Torcedor e confirmado pelo Tricolor, uma pedra foi arremessada enquanto o veículo passava pelo bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife.

A Cobra Coral afirma que diretores estiveram no hotel onde estava hospedada a equipe cearense, por solidariedade, e que aguarda a apuração e providências da autoridades policiais, que investigam o caso.

Santa Cruz pode ser punido pelo STJD?

O clube ainda não foi notificado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Caso isso aconteça, haverá defesa. Há um capítulo na legislação dos esportes sobre essas infraçoes. A depender da interpretação do tribunal, o Santa pode ser punido até com perdas de mando de campo.

Veja a nota do Santa Cruz na íntegra:

A noite é de festa. Não de violência

Sobre manifestações do Ferroviário/CE e da Federação Cearense de Futebol, acerca de ocorrência policial envolvendo o ônibus que conduzia a delegação do clube, após o jogo deste domingo, o Santa Cruz esclarece: Somos um clube de combate histórico e permanente a violência, portanto condenamos o ato. Uma pedra foi atirada por um vândalo contra o ônibus quando o veículo passava pelo bairro da Encruzilhada. Diretores do Santa Cruz estiveram no hotel onde estava hospedada a equipe do FAC para prestar solidariedade a delegação cearense. A diretoria do Santa Cruz aguarda a apuração e providências por parte das autoridades policiais deste episódio isolado.

Recife, 2 de junho de 2025

Santa Cruz Futebol Clube.

Reprodução/X
Vidro de ônibus atingido do Ferroviário por pedradas no Recife - Reprodução/X
Reprodução/X
Vidro de ônibus atingido do Ferroviário por pedradas no Recife - Reprodução/X

Veja a nota do Ferroviário na íntegra:

"Ao deixarmos o Estádio do Arruda, retornando para o hotel onde estávamos hospedados no Recife, nossa delegação foi alvo de uma ação covarde e ousada por parte de torcedores do Santa Cruz, que apedrejaram o ônibus, mesmo com a presença de escolta da Polícia Militar de Pernambuco. O episódio colocou em risco a integridade física dos nossos atletas, comissão técnica e staff.

Por muito pouco, ninguém se feriu. A gravidade do ocorrido poderia, infelizmente, ter resultado em uma tragédia.

Lamentamos profundamente e repudiamos veementemente mais um ato de vandalismo e violência ocorrido em solo pernambucano. Reforçamos que episódios como esse mancham o futebol, afastam as famílias dos estádios e jamais podem ser tratados como algo comum no esporte.

Esperamos que os responsáveis sejam devidamente identificados e que as autoridades competentes tomem as providências cabíveis. Seguimos firmes, unidos e focados no nosso trabalho."

Veja a nota da FCF-CE na íntegra:

A Federação Cearense de Futebol repudia de forma veemente o covarde ataque sofrido pela delegação do Ferroviário Atlético Clube, ocorrido na noite deste domingo, 1, no trajeto entre o Estádio do Arruda, em Recife/PE, e o hotel aonde a equipe cearense está hospedada, após a partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro Série D, diante do Santa Cruz Futebol Clube.

Lamentavelmente, este é o segundo caso de violência envolvendo torcedores de clubes do estado de Pernambuco contra agremiações do futebol cearense, ato este que revela uma impunidade por parte do Governo do Estado e da Segurança Pública contra esses marginais travestidos de torcedores, representando uma grave ameaça à integridade física dos atletas, comissão técnica e demais profissionais envolvidos nas competições.

A Federação Cearense de Futebol, por meio de seu departamento jurídico, adotará todas as providências necessárias para garantir a integridade física dos atletas e da comissão técnica, bem como para assegurar a devida apuração das responsabilidades nas esferas desportiva, cível e criminal.

A Federação Cearense de Futebol manifesta sua solidariedade ao Ferroviário Atlético Clube e reforça seu compromisso com a defesa da integridade dos clubes cearenses em qualquer praça esportiva do país.

Tags

Autor