Santa Cruz é salvo de derrota para o xará de Natal na Série D por pênalti nos acréscimos
O Tricolor do Arruda já tem a vaga garantida no mata-mata com antecedência, mas o empate complica no objetivo de ficar na liderança geral

Clique aqui e escute a matéria
O Santa Cruz evitou a derrota, mas não as vaias da torcida no Arruda. O clima de tensão no domingo (13/07) escancarou que torcedores e elenco não estão mais em sintonia. O empate em 1 a 1 mantém o Tricolor na liderança do Grupo A3, com 24 pontos. Isso porque o Central empatou em 0x0 com o América-RN, fora de casa. o Time de Caruaru tem os mesmo 24 pontos, mas um saldo menor.
O gol coral de Thiago Galhardo foi marcado aos 50 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti. Na primeira etapa, o defensor Eduardo Brito abriu o placar para os visitantes.
Ao final da partida, gritos da SAF foram ouvidos das arquibancadas. No momento, há o impasse do parecer do conselho fiscal sobre ceder ou não o estádio coral para os investidores.
Classificação do grupo do Santa Cruz na Série D
O Tricolor pernambucano chegou para o confronto bem confortável na classificação, por ter garantido vaga antecipada no mata-mata, mas em recente queda de rendimento no torneio.
- 1° Santa Cruz - 24 pontos
- 2° Central - 24 pontos
- 3° América-RN - 21 pontos
- 4° Horizonte - 14 pontos
- 5° Ferroviário - 14 pontos
- 6° Santa Cruz-RN - 14 pontos
- 7° Treze-PB - 13 pontos
- 8° Sousa - 11 pontos
A equipe coral não vence há três jogos (Central, América-RN e Santa Cruz-RN). Diante disso, a liderança geral para decidir toda a fase eliminatória em casa se torna algo mais difícil.
- 1° Aparecidense - 28 pontos
- 2° ASA - 27 pontos
- 3° Inter de Limeira - 27 pontos
- 4° Altos - 26 pontos
- 5° Tuna Luso - 24 pontos
- 6° Ceilândia - 24 pontos
- 7° Santa Cruz - 24 pontos
Santa Cruz x Santa Cruz-RN: Resumo do jogo
Como era de se esperar, os mandantes tomaram as rédeas nos minutos iniciais. Tanto que, no primeiro lance, Gabriel Galhardo recebeu na entrada da área e a bola passou perto da trave.
Na sequência, João Pedro chutou forte da intermediária. O goleiro potiguar segurou parcialmente e, no rebote, o arqueiro evitou o gol de Geovany. Mas a resposta dos visitantes foi letal.
Após escanteio cobrado por Thálisson, Eduardo Brito subiu com liberdade e testou conforme manda a cartilha: de cima para baixo, sem chances para Felipe Alves. O Arruda virou pressão!
A cada erro de passe ou finalização uma enxurrada de vaias em direção aos jogadores. A equipe mandante tinha até volume ofensivo, mas não conseguiu penetrar na defesa dos potiguares.
A outra grande jogada veio somente na reta final, quando Thiaguinho tocou para Thiago Galhardo. O camisa nove chutou colocado para fora. O time de Natal segurou a vitória parcial.
O técnico Marcelo Cabo voltou do intervalo com três mudanças. O atacante Geovany chegou a empatar o duelo, mas estava impedido. Os visitantes ainda tiverem pouco tempo de pressão.
Depois disso, virou ataque contra defesa. A torcida ainda empurrou o time. O melhor momento veio em chute de Toty. Ele finalizou de voleio e goleiro do Santa Cruz-RN evitou o empate.
Tudo parecia resolvido. Só parecia. A arbitragem marcou toque no braço de Moisés em cruzamento de Geovany. Thiago Galhardo bateu no canto direito e decretou números finais: 1 a 1.
Notas dos jogadores do Santa Cruz:
Avaliação do comentarista Ralph de Carvalho, do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal:
- Filipe Alves - 06
- Toty - 05
- Eurico - 05
- Matheus Vinícius - 05
- Nathan - 06 (Rodrigues - 04)
- Wagner Balotelli - 06
- Gabriel Galhardo - 05 (Vini Hora/Pedro Henrique - 04)
- João Pedro - 05 (Lucas Bessa - 06)
- Geovany - 06
- Thiaguinho - 06 (Renato - 04)
- Thiago Galhardo - 05
- Técnico: Marcelo Cabo - 06
- Árbitro: Emerson Souza Silva (BA) - 08
Ficha do jogo: Santa Cruz x Santa Cruz-RN
Santa Cruz: Felipe Alves; Toty, Eurico, Matheus Vinícius e Nathan (Rodrigues); Wagner Balotelli, Gabriel Galhardo (Lucas Bessa) e João Pedro (Vini Hora/Pedro Henrique); Geovany, Thiaguinho (Renato) e Thiago Galhardo. Técnico: Marcelo Cabo.
Santa Cruz-RN: Fábio; Peu (Raniery), Moisés, Eduardo Brito e Wesley; Zé Vitor (Bebeto), Felipe Flor e Thálisson; Matheus Bambu (David Lopes), Juninho Potiguar (Gustavinho) e Diego Costa. Técnico: Eugênio Gomes.
Local: Estádio do Arruda, em Recife (PE). Árbitro: Emerson Souza Silva (BA). Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen (BA), Patricia dos Reis Nascimento (BA). Gols: Eduardo Brito (13’/1°T/STC); Thiago Galhardo (50’/2°T/STA). Cartões amarelos: Thiago Galhardo (STA); Fábio, Rodrigues (STC). Público: 8.003. Renda: R$ 155.190,00