Chaveamento Série D atualizado: O caminho do Santa Cruz pelo acesso com a classificação atual
A equipe comandada por Marcelo Cabo já está classificada para a próxima fase da competição nacional e aguarda ansiosamente o seu início.

Clique aqui e escute a matéria
Já garantido na próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz começa a projetar o desafio do mata-mata. A equipe ocupa atualmente a liderança do seu grupo com 24 pontos, mesma pontuação do Central, mas com vantagem no saldo de gols.
Caso a classificação se mantenha até o fim da primeira fase, o Tricolor enfrentaria o quarto colocado do Grupo D, posição que, por ora, pertence ao Sergipe, com 18 pontos. Vale destacar que a 12ª rodada ainda está em andamento e pode alterar essa configuração.
O Grupo D, no entanto, está bastante embolado. Times como Juazeirense (21 pontos), Lagarto (20) e Jequié (15) seguem firmes na disputa por uma vaga, o que mantém aberta a possibilidade do clube pernambucano ter outro adversário na fase eliminatória.
O Central pegaria o Lagarto, terceiro no Grupo D.
Nos confrontos de mata-mata, os jogos são disputados em ida e volta. Se o Tricolor terminar a primeira fase na liderança ou vice-liderança, fará o jogo decisivo no Arruda, com o primeiro embate sendo fora de casa.
Chaveamento Série D
2ª fase
- Santa Cruz x Sergipe
- Central x Lagarto
3ª fase
Se confirmar a classificação, o Santa Cruz terá pela frente, nas oitavas de final, o vencedor do confronto entre o segundo colocado do Grupo B e o terceiro do Grupo A — posições que, neste momento, pertencem ao Imperatriz-MA e ao Independência-AC, respectivamente.
No entanto, a definição ainda está em aberto, já que times como Sampaio Corrêa, Manaus, Tuna Luso e Manauara seguem na briga e podem surgir como possíveis adversários no caminho do Tricolor.
O Central, se passar na segunda fase, pode ter o ganhador do duelo que hoje se desenha entre Altos (1º do Grupo B) e Manaus (4º do Grupo A).
4ª fase - que decide o acesso
O terceiro mata-mata é o que decide o acesso. Nessa fase, as oito equipes são ordenadas em um ranking - primeiro ao oitavo - para formar os confrontos, seguindo a ordem dos duelos: 1º x 8º e assim por diante. A definição das posições toma em questão o somatório dos pontos de toda a competição. Ou seja, da primeira fase até a terceira.
Por exemplo, se o Santa Cruz, no somatório de todas as fases, tiver a melhor campanha, ele será o primeiro cabeça de chave na quarta fase, podendo decidir em casa. Atualmente, o Tricolor tem a sexta melhor campanha de toda a Série D.