Sport perde para o Botafogo, segue sem vencer e continua afundado na lanterna da Série A
O Leão apresentou uma melhora tanto no ataque quanto na defesa, mas não conseguiu aproveitar e amargou a 10ª derrota pelo Brasileirão

Clique aqui e escute a matéria
O Sport até esboçou uma melhora na performance, mas não aproveitou e pagou caro pela falta de eficiência. No fim do jogo, aos 46 minutos, o Botafogo marcou o gol da vitória por 1x0 com Cuiabano. O duelo, que aconteceu neste domingo (20), na Ilha do Retiro, foi válido pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Com a 10ª derrota no Brasileirão, o time rubro-negro continua afundado na lanterna e possui apenas três pontos, sem nenhuma vitória em 13 jogos.
A diferença para o “lado de fora” da zona de rebaixamento aumentou ainda mais nesta rodada. O primeiro clube fora da degola, na 16ª posição, é o Vasco com 14 pontos. Ou seja, 11 a mais que o Sport.
Próximo jogo do Sport
O próximo jogo do Sport acontece já nesta quarta-feira (23). O Leão visita o Vitória, às 21h30 (de Brasília), em clássico nordestino que será realizado no Barradão, na cidade de Salvador, em partida válida pela 16ª rodada da Série A.
0x0 no 1ºT
Em um confronto movimentado no primeiro tempo, Sport e Botafogo protagonizaram um duelo franco, com boas chances para os dois lados, mas o placar permaneceu zerado. O time pernambucano mostrou maior presença ofensiva, sobretudo pelo alto, criando mais situações de perigo.
O técnico Daniel Paulista promoveu duas estreias no pelotão de frente com Derik Lacerda e Ignácio Ramirez no ataque, além do zagueiro Ramón Menezes ao lado de Thyere na zaga.
O Leão levou vantagem nas bolas aéreas e por pouco não abriu o marcador em cabeceios de Ramon Menezes, que obrigou o goleiro John a intervir em três ocasiões.
Rafael Thyere quase balançou as redes ao pegar um rebote dentro da área com um voleio perigoso, enquanto Derik, de fora da área, também exigiu boa defesa do arqueiro alvinegro.
Apesar da pressão rubro-negra, o Botafogo também teve momentos de protagonismo no ataque. Logo no primeiro minuto, Arthur Cabral puxou um contra-ataque veloz e finalizou no canto, mas Gabriel estava atento e defendeu. O atacante ainda chegou a marcar pouco depois, mas o gol foi anulado por impedimento.
O time carioca seguiu levando perigo. Joaquín Correa deixou a defesa para trás em jogada individual e obrigou Gabriel a mais uma grande defesa. Kaio, em chute forte de longa distância, quase surpreendeu após um erro na saída de bola de Zé Lucas, mandando a bola rente à trave.
Já nos minutos finais, Montoro apareceu livre no segundo poste após lançamento de Artur. Mesmo caído, conseguiu finalizar e novamente Gabriel salvou o Sport.
Eficiência alvinegra
Depois do intervalo, a partida continuou movimentada e o Sport mostrou uma maior força ofensiva, só que errando bastante na conclusão das jogadas. As principais ações saindo dos pés de Derik e Barletta, além de Zé Lucas, aparecendo como “homem surpresa” no ataque.
Já na defesa o Sport sofreu menos e foi mais eficiente. Thyere, aparentemente, se entendeu rapidamente com Ramon, que foi substituído no segundo tempo por Chico. Por sinal, o Leão conseguiu levantando a vantagem na bola aérea, mas não aproveitou novamente.
Do outro lado, o Botafogo só conseguiu levar perigo na metade da etapa final. Em lance pela ponta direita, a bola sobrou na entrada da grande área para Alex Telles, que mandou uma forte cabeçada pelo lado direito do gol do Leão.
Em seguida, o clube carioca conseguiu criar uma grande oportunidade de gol em bela troca de passes. Montoro recebeu livre, quase que na pequena área, e bateu em cima da zaga do Sport.
No fim do jogo, o Botafogo cresceu, passou a levar mais perigo e o Leão ficou acoado na defesa. Na primeira investida pelo lado direito do ataque, a zaga rubro-negra conseguiu afastar. Depois, Santi apareceu na grande área e chutou em cima da defesa leonina.
E, por fim, aos 45 minutos, Cuiabano apareceu pelo lado esquerdo, cortou para o meio e bateu no canto, sem chance para o goleiro Gabriel. Placar final: 1x0 para o Botafogo.
Notas do Escrete de Ouro
Em parceria com o Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, o Blog do Torcedor avalia o desempenho do Sport diante do Botafogo. As notas foram dadas pelo comentarista Ralph de Carvalho.
- Gabriel: 6.
- Matheus Alexandre: 3.
- Rafael Thyere: 6.
- Ramon Menezes: 6.
- Chico: 3.
- Igor Cariús: 5.
- Kevyson: 3.
- Rivera: 5,
- Zé Lucas: 5.
- Lucas Lima: 5.
- Atencio: 4.
- Barletta: 5.
- Matheusinho: 6.
- Colo Ramirez: 3.
- Derik Lacerda: 7.
- Romarinho: 5.
- Daniel Paulista: 6.
Ficha do jogo
Sport
Gabriel; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon (Chico) e Igor Cariús (Kévyson); Zé Lucas, Rivera e Lucas Lima (Atencio); Barletta (Matheusinho), Derik Lacerda (Romarinho) e Colo Ramirez.
Técnico: Daniel Paulista.
Botafogo
John; Vitinho (Mateo Ponte), Kaio Pantaleão, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Newton, Marlon Freitas e Joaquín Correa (Nathan Fernandes); Artur (Santiago Rodríguez), Montoro (Rwan Cruz) e Arthur Cabral.
Técnico: Davide Ancelotti.
- Local: Ilha do Retiro, no Recife-PE.
- Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP).
- Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Daniel Luis Marques (ambos de SP).
- VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP).