Bartolomeu Bueno anuncia renúncia ao cargo de presidente da Comissão Fiscal do Santa Cruz

Desembargador alega problemas pessoais ao justificar a decisão. Dirigente havia revelado desejo de se retirar do cargo após sofrer ameaças.

Publicado em 09/07/2025 às 12:03 | Atualizado em 09/07/2025 às 12:25
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Na manhã desta quarta-feira (09), Bartolomeu Bueno, presidente da Comissão Fiscal do Santa Cruz, anunciou sua renúncia ao cargo.

Em contato com o repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal, o dirigente alegou que a decisão foi tomada devido à problemas pessoais.

Bartolomeu afirmou que "está fora do Santa Cruz". O desembargador também reiterou estar chateado com o tratamento recebido em meio à polêmicas sobre o processo de transformação do clube coral em SAF.

“Estou muito chateado com o tratamento que recebi. Não estou fora só do conselho fiscal, nem lá eu vou mais. Estou fora do Santa Cruz”, disse Bartolomeu Bueno.

Na última semana, em entrevista ao repórter Leonardo Boris, o dirigente já havia antecipado o desejo de renunciar ao cargo após sofrer diversas ameaças de morte nas redes sociais. No entanto, Bartolomeu havia afirmado que a decisão seria tomada apenas após a conclusão do processo de SAF.

O Santa Cruz vive dias conturbados devido ao receio, por parte da torcida coral, de um fracasso nas negociações para a transformação do clube em SAF.

Entenda a polêmica

Na última semana, a CNN divulgou que os investidores que possuem o interesse de adquirir as ações do futebol do clube, a Cobra Coral Participações S/A, ameaçavam desistir do negócio.

A decisão seria tomada devido a um imbróglio na cessão do Estádio do Arruda. Na proposta de compra, os investidores desejam a transferência do Arruda, de maneira definitiva, como forma de garantia financeira.

Lei proíbe o Santa Cruz vender o Arruda

No entanto, a transferência será possível apenas com a alteração da lei de 1952 que cede o terreno ao Tricolor. Por conta disso, as partes negociam uma cessão válida por 50 anos, com a possibilidade de prorrogação por igual período.

Quem assume o cargo?

Conforme o regimento interno do clube, o cargo de presidente do Conselho Fiscal será assumido pelo Dr. Manoel Júnior, primeiro suplente, caso confirmado pelo Desembargador responsável pelo processo.

Manoel Júnior possui um posicionamento semelhante ao de Bartolomeu Bueno em relação à negociação da SAF (Sociedade Anônima do Futebol). A posição também é similar à da atual presidência do clube — e, segundo ele, até mais rígida.

"Eles (diretoria) questionam outras cláusulas do contrato. Eu estava focado apenas na questão da transferência do estádio, que entendo ter impedimentos legais.

Além disso, exigi que fosse assegurado o direito dos sócios que estivessem adimplentes até a data da assembleia geral", explicou Manoel, em declaração relativa ao assunto.

Tags

Autor